segunda-feira, 19 de julho de 2010

Direito realiza Júri Simulado em escolas estaduais

Através do projeto Júri Simulado, desenvolvido pelo curso de Direito da ULBRA Torres, alunos de escolas estaduais e particulares da região estão sendo estimulados a execitar o raciocínio, a expressão e o senso crítico a partir do estudo e do debate de casos jurídicos polêmicos. As primeiras escolas contempladas com o projeto foram o Instituto Estadual de Educação Riachuelo, de Capão da Canoa, e a Escola Erica Marques, de Terra de Areia. O Júri Simulado em Capão da Canoa aconteceu no ginásio do Instituto Riachuelo, que esteve lotado para a audiência, reunindo cerca de 400 alunos. Em Terra de Areia o evento aconteceu no auditório da Escola.
O processo escolhido para análise e julgamento foi o polêmico caso do aluno gaúcho que sujou as paredes recém pintadas de sua sala de aula, foi conduzido a limpá-las e acusou sua professora de ter incitado os colegas a ridicularizá-lo durante este processo. Durante o júri, os estudantes puderam acompanhar todas as etapas do processo, além de atuarem como juízes e advogados das partes.
O evento, idealizado pelo professor Alexandre Quartiero, coordenador do curso de Direito da ULBRA Torres, contou com a presença dos também docentes do curso Alejandro Alvarez e Renato Monteiro. Em Capão da Canoa, o julgamento foi prestigiado pelo diretor do campus ULBRA Torres, o professor e advogado Luís Antônio Longo. No primeiro julgamento, em Capão da Canoa, o réu foi absolvido por 9 votos a 0. Em Terra de Areia, o réu foi condenado por 5 votos a 3.
O sucesso do evento foi reconhecido com os entusiasmados aplausos dos jovens estudantes após a leitura da sentença. Ao fim da sessão, a plateia também foi convidada a votar. O curso de Direito da ULBRA Torres seguirá realizando júris simulados nas escolas da região ao longo deste ano. Instituições de ensino interessadas em receber o projeto podem entrar em contato com a coordenação do curso, através do telefone (51) 3626.2000 – ramal 147.