terça-feira, 3 de abril de 2012

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA “DIREITO À INFORMAÇÃO DO CONTRIBUINTE”




A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Campus Guaíba/Torres e a Coordenação do Curso de Direito torna pública a seleção de pesquisadores (as) para participar do projeto de pesquisa “Direito à Informação do Contribuinte”. A seleção tem o propósito de recrutar acadêmicos interessados em participar da pesquisa de campo e coleta de dados para posterior publicação, conforme as especificações constantes do presente Edital.


1.                  DO OBJETO

1.1. O objeto da presente seleção consiste divulgar o projeto e selecionar acadêmicos interessados em integrar a pesquisa acima descrita, participando de atividade de coleta de dados, compilação dos resultados e elaboração de artigo científico sobre o material coletado. Terá como principais produtos a elaboração de artigo científico e a apresentação do resultado da pesquisa no Congresso Internacional de Direito da Ulbra – Campus Torres.


2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições ocorrerão até o dia 10 de Abril de 2012.
2.2.  Os alunos interessados deverão preencher formulário em anexo e entregá-lo até 10 de março de 2012, prazo final de inscrição, junto à Coordenação do Curso de Direito.
2.3. Os alunos deverão indicar no ato da inscrição o órgão público (Prefeitura, Secretaria, Vara judicial, etc) e a localidade na qual desejariam realizar a coleta dos dados da pesquisa.
2.3. Os proponentes que apresentarem projetos fora do prazo e/ou não entregarem quaisquer dos documentos ou itens exigidos neste Edital serão desclassificados.


3. DAS VAGAS

3.1. Serão selecionados até cinco pesquisadores dentre os acadêmicos habilitados a participar da pesquisa segundo os critérios definidos neste edital.

4. DOS REQUISITOS

4.1. Dos pesquisadores:
4.1.1. Poderão apresentar candidatura todos os acadêmicos dos Cursos de Direito e Administração que já tenham cursado a disciplina de Instrumentalização Científica e ou Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I).
4.1.2. Os pesquisadores devem estar disponíveis para participação em encontro técnico de pesquisadores a ser realizado quinzenalmente das 18hs até as 19hs no Campus da Universidade.
4.1.3. Os pesquisadores devem estar disponíveis para realizar a pesquisa de campo nos órgãos públicos indicados no ato da inscrição que deverá observar o horário de funcionamento da repartição pública indicada.

 4.2. Do órgão público indicado no ato da inscrição:
4.2.1. O candidato deverá indicar no momento da inscrição órgão público que trate de matéria tributária e mantenha contato direto com o contribuinte.
4.2.2. A repartição pública indicada será contata oficialmente pela Coordenação do Curso de Direito e será consultada sobre a disponibilidade de acolher a pesquisa e receber o pesquisador.
4.3. Dos produtos:
4.3.1. Os produtos da atividade de pesquisa são:
a) relatórios mensais sobre o andamento do trabalho de coleta de dados
b) 1 artigo científico, de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT, resultante da pesquisa realizada em coautoria com o Coordenador da Pesquisa, contendo de 15 a 20 páginas digitadas em papel A4, com espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margem superior 2,5, margem inferior 2,5 esquerda 2,5 e direita 2; nota de pé de página fonte tamanho 10, com espaçamento simples.
4.3.2. O pesquisador que não apresentar a monografia até o final das atividades do primeiro semestre de 2012 será considerado excluído da pesquisa e não terá direito ao certificado das horas utilizadas.

5. DO PRAZO E FORMA DE ENTREGA

5.1. As atividades serão iniciadas no dia 28 de março de 2012 com reunião com o Coordenador da Pesquisa, onde será ministrado treinamento aos pesquisadores e será detalhado o objetivo da pesquisa.
5.2. Os pesquisadores selecionados terão que entregar os produtos discriminados no item 4.3.1. nos prazos pelo Coordenador da Pesquisa, sendo os relatórios mensais e o artigo ao final do semestre.

6. DA SELEÇÃO E HABILITAÇÃO

6.1. O processo seletivo será conduzido pela Coordenação do Curso de Direito e pelo Professor Coordenador da Pesquisa, sendo soberanas as decisões proferidas pela Coordenação do Curso.
6.2. O resultado da seleção será amplamente divulgado no mural do Curso de Direito, no blog do curso, assim como na secretaria do Direito.
6.3. Os candidatos selecionados deverão confirmar a participação na pesquisa com o cadastramento na plataforma Lattes do CNPQ (http://lattes.cnpq.br) e inserção dos dados da pesquisa em seus respectivos currículos “lattes”.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. As comprovações dos cumprimentos de datas e prazos constantes do presente Edital são de única e exclusiva responsabilidade dos proponentes.
7.2. Cópia do presente Edital pode ser obtida junto à Coordenação do Curso de Direito, pelo site ou pelo telefone da secretaria.


 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NA COORDENAÇÃO DO DIREITO.

OBS: PRIMEIRO ENCONTRO SERÁ DIA QUARTA FEIRA DIA 18/04/2012.