Como se preparar
antes das provas
- Leia
jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nas
principais avaliações do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a
aumentar o vocabulário.
- Tire
as dúvidas antecipadamente com o seu professor sobre as questões
específicas do seu curso. Dúvidas na hora da prova só aumentam a
ansiedade, o que será prejudicial nesse momento.
No dia do Exame
- Procure
controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para
resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá
normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo
cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão
difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões
mais fáceis.
- Antes
de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de
resolver ou pulou alguma questão.
- Há
quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas
dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas. Se achar MESMO que
alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade
em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez. Só
mude a resposta se tiver certeza de que estava errada.
- Preste
muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o
gabarito. Erro nesse momento, é desastroso.
- Inicie
sua prova pelas questões discursivas, em seguida responda as objetivas.
Questões
discursivas
- Destine
a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois
terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias.
Para responder corretamente as questões discursivas, você deve:
- identificar claramente a situação ou problema
proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando? Qual o assunto ou
conteúdo envolvido? Atentar para o enunciado ou comando: compare,
analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto etc. Fazer o que
o enunciado pede é fundamental, estrutura inadequada muitas vezes acaba
zerando a questão;
- associar a situação identificada a um conjunto de
princípios, leis e generalizações que explicam ou solucionam o problema;
- identificar aspectos relevantes e secundários. Este
certamente é um dos pontos fundamentais - e um dos mais difíceis - para
bem responder a questões discursivas. Como há limitação de tempo e,
sobretudo, de espaço (a questão só pode ser respondida dentro do espaço
próprio a ela destinado), o aluno deve decidir quais aspectos da questão
devem ser explicitados, quais podem apenas ser referidos ou mencionados e
quais podem ser omitidos. A capacidade de avaliação e de discernimento do
aluno, nesse julgamento, é crucial para a atribuição dos pontos ou
conceitos, por parte do examinador;
- estabelecer um esquema ou estratégia de abordagem da
situação: decidir os passos e caminhos a serem percorridos;
- formular a resposta na linguagem verbal ou simbólica
adequada à situação, atentando para o vocabulário e terminologia técnica
apropriada, observando as seguintes especificações: faça períodos curtos,
pois os longos podem tornar o texto confuso e criar problemas de coesão e
coerência;]
- a clareza e a objetividade são itens muito
importantes;
- evite a repetição e nada de gírias;
- corrigir o rascunho antes de passar a limpo é uma boa
medida. Rasuras só no rascunho;
- responda as questões com tranquilidade, mas controle o
seu tempo.
Questões
objetivas
- Faça,
primeiramente, as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta
diretamente, sem muita conta ou muito que pensar. Evite perder tempo com
questões que você julgar difícil.
- Deixe
por último as questões objetivas que tenha dúvidas.
- Elimine
de início as alternativas que se mostrem estranhas ao assunto enfocado.
- Busque
as alternativas que apresentem maior coerência com o conteúdo cobrado.