sexta-feira, 29 de maio de 2015

Direito faz 3ª viagem de estudos à Europa


O curso de Direito da ULBRA Torres realizou a sua 3ª Viagem Internacional de Estudos. Os acadêmicos passaram por Portugal e Espanha, durante os dias 25 de abril e 06 de maio, cumprindo uma intensa agenda de atividades acadêmicas. Além dos alunos do curso de Direito da ULBRA Torres, estiveram no grupo representantes da ULBRA dos campi de Canoas, Guaíba e Carazinho.
Nesta edição, a comitiva da ULBRA contou com a participação dos professores Sérgio Roberto de Abreu, Jorge Trindade e Gabriele Kolling, visitando três universidades europeias nas cidades de Lisboa, Porto e Barcelona
No roteiro, estavam atividades como a reunião no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Visita ao Tribunal Constitucional de Portugal; lançamento do livro Enciclopédia de Direito e Segurança, de autoria do professor doutor Jorge Barcelar Gouveia, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa; Seminário Criminologia e Segurança; Visita à Universidade Fernando Pessoa; II Fórum Internacional Violência e Crime; Visitação à Universidade de Barcelona; palestra de Apresentação da Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona – estrutura, funcionamento, cursos e intercâmbio; palestra sobre Ordenamento Jurídico Espanhol e da Catalunha: aspectos comparativos da aplicação do Direito Civil; dentre outras.
“Foi muito intenso e gratificante. Serviu para ampliar o conhecimento de mundo, mostrou que vivemos em um lugar muito bom, mas que precisamos conhecer muito mais ainda. Pretendo seguir a carreira acadêmica, vou buscar o mestrado e preferencialmente fora do Brasil. O conhecimento que recebemos e desenvolvemos na ULBRA nos coloca em condições iguais para brigar por uma vaga na Europa”, destacou Lair Junior Mengue Webber, aluno de Direito na ULBRA Torres.
Já o estudante Maquiel Ternus Darus, também do curso de Direito da ULBRA Torres, analisou a postura dos europeus. “Pude perceber que eles são muito pragmáticos se comparados conosco. Esta viagem serviu para ratificar meu desejo de seguir na carreira acadêmica, e fiquei feliz por receber o convite para retornar. Vou buscar meu mestrado lá, o ensino que recebo aqui na ULBRA, com o incentivo dos professores, proporciona condições de seguir minha carreira internacional”, finalizou.
Segundo o coordenador do curso de Direito da ULBRA Torres, Alexandre Quartiero, “a realização de viagens de estudos tem como objetivos a promoção de intercâmbios entre Universidades estrangeiras, através de atividades de extensão, pesquisa e cooperação docente; e a oportunidade do conhecer outras culturas e novas perspectivas que propiciam ao aluno o planejamento de sua vida acadêmica futura. Tais atividades realmente diferenciam o curso da ULBRA Torres”, comentou.