quarta-feira, 13 de maio de 2015

Seguem as orientações do "banner" TCC I

Informamos que a data para entrega do banner impresso, na coordenação do curso, será dia  19 de maio e a apresentação dia 22 de maio, no espaço cultural, no saguão da Ulbra, 18 hs. Essas datas NÃO serão prorrogadas. E sem atender a esses requisitos não haverá aprovação na disciplina de TCC I.
 
ELABORAÇÃO DO "BANNER"
- O título
Centralizado, em Fonte Arial, tamanho de fonte 60, em negrito e maiúscula. O título deve conter nota de rodapé indicando a natureza do trabalho:  Projeto de Trabalho de conclusão de curso.
 
Autoria
Escritos dois espaços abaixo do título do trabalho, alinhados à direita, deve ser identificando orientador do trabalho (Gabrielle Kolling), o curso (direito – Ulbra Torres) e 2515/01.Tamanho da fonte deve ser 36.
 
ESTRUTURA DO BANNER
Introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (aqui usem o mais relevante do referencial teórico), conclusões (resultados esperados ou caso já haja algum resultado pode ser citado) e referências.
 
Do aspecto estético
É livre, desde que respeitadas às normas convencionais (ABNT) para a parte textual e uso de recursos como tabelas, gráficos, fotos, mapas, etc.
Dimensões do pôster: banner em lona, 0,70 m X 0,90 m.
 
 
REGRAS CONVENCIONAIS PARA BANNER
- Fonte: aquelas maiores e mais visíveis (por exemplo: Arial)
-Tamanho da fonte: no mínimo 20, mas depende da quantidade de texto e o tamanho do
banner. Sugestões gerais: Título = Arial 60, Autores e instituição = Arial 36, Texto = Arial 24,
Bibliografia = Arial 16.
- Usar caixa alta, somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA,
RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc...)
- O texto deverá vir separado em colunas (dependerá da quantidade de texto). Sugestão: no máximo 2 colunas, alinhadas e texto justificado.
- Espaçamento entre as linhas: 1,5, mas dependerá da quantidade de texto.
 
 Ilustrações, abreviaturas, siglas e de símbolos
As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, lâminas, plantas, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) são numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto.
As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses.
 
De acordo com a NBR 14724:2001, as figuras são elementos demonstrativos de síntese,
constituindo-se em unidades autônomas, a fim de explicar ou complementar visualmente o texto. “Qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra FIGURA,” seguindo-se seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, o respectivo título e/ou legenda explicativa e a fonte, caso seja necessária. Essas legendas devem-se caracterizar pela brevidade e pela clareza, dispensando consultar o texto.
Devem as figuras inserir-se o mais próximo possível do trecho a que fazem referência.
As tabelas, conforme a NBR 14274:2001, são elementos demonstrativos de síntese que
constituem unidade autônoma, apresentando informações com tratamento estatístico. Em sua apresentação, deve-se levar em consideração o que segue:
a) têm numeração independente e consecutiva;
b) coloca-se o título na parte superior, antecedido da palavra TABELA e de seu número de ordem, em algarismos arábicos;
c) as fontes que se citam na construção de tabelas, bem como as notas eventuais, devem
aparecer no rodapé, após o fio de fechamento (última linha da tabela);
d) se forem reproduzidas tabelas retiradas de outros documentos, faz-se necessária a
autorização prévia do autor, embora esta não seja mencionada;
e) devem inserir-se o mais próximo possível do trecho a que fazem remissão;
f) são utilizados nas tabelas fios horizontais e verticais a fim de separar os títulos das colunas no cabeçalho e de fechá-las na parte inferior, devendo-se evitar fios verticais na separação de colunas e fios horizontais na separação de linhas.
 
Cores: Deve-se utilizar, na impressão, tinta preta sobre papel branco, evitando-se o uso de cores, o que padroniza os trabalhos científicos e evita problemas de reprodução. Admite-se o uso de cores em gráficos e mapas, pois eles usam-nas como elementos de sua linguagem visual.
 
Referências (algumas dicas)
a. Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição,
caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
b. Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da
edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
c. Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do
periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, ano. intervalo de páginas do artigo, período da publicação.
d. Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. ano.
e. Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico,
[Online]. ano. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].